domingo, 10 de julho de 2011

Plano da Oficina

____________________________________________________________

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FLORÊNCIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

_____________________________________________________________________________

PLANO DE AULA

Ano:

- Estágio II

Conteúdos:

- Análise e reconhecimento/ construção das palavras.

- Operações matemáticas

- Interpretação de texto ( música).

Objetivos:

- Provocar o discurso oral;

- Provocar a leitura e reconhecimento da palavra;

- Associar a palavra com a figura;

- Desenvolver o raciocínio lógico matemático.

Materiais Necessários:

- Papel, cartolina, lápis colorido, giz de cera, cola, tesoura, figuras.

Tempo Necessário:

Duas aulas.

Desenvolvimento das Atividades:

- Primeira Etapa: A partir da música, Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, apresentaremos aos alunos temas referentes ao Meio Ambiente e qual a importância de cuidar do nosso Planeta. Citar exemplos e mostrar fotografias para que fiquem inteirados com o que ocorro com o lugar em que vivemos. E focar mais no tema RECICLAGEM.

- Segunda Etapa: Estimular os alunos a falar o que eles tem feito em prol do meio ambiente. Pedir-lhes para dizer quais ações que o homem faz para poluir o ambiente, se já presenciaram um dos fatores e se concordam com isso.

- Terceira Etapa: Separar a sala em duplas. Cada dupla ficará responsável por um cartaz. Cada cartaz terá uma lixeira com a respectiva cor, que representa a reciclagem por material. Um cartaz terá a lixeira, azul, outra vermelha, amarela e verde. Pediremos que colem as figuras no cartaz que condiz com o material a ser reciclado e logo em seguida pedir que escreva a palavra que se refere à imagem, abaixo da foto. No final cada dupla apresentará o que fez em seu cartaz.

- Quarta Etapa: Mostrar para os alunos o jogo de cruzadinha, dizer como funciona a brincadeira, dar as dicas para a descoberta da palavra. Esse exercício será realizado junto com os alunos.

- Quinta Etapa: Fazer uma retrospectiva do assunto dado na aula anterior. Ler um texto referente ao meio ambiente e pedir, logo após, que os alunos resolvam algumas questões da apostila, que será dada a cada um deles. Após um tempo determinado para a resolução, tempo estimado de quarenta minutos, corrigir a atividade junto com eles.

- Sexta Etapa: Será feita uma dinâmica com a turma, que no decorrer da mesma serão feitas reflexões, tanto dos alunos quanto da professora regente. Falar o que a dinâmica quis dizer e fazer um agradecimento à turma e a nossa supervisora, a professora Jovelina.

Avaliação:

- Verificar a capacidade de interpretação do texto: A Música;

- Acompanhar os níveis ortográficos dos alunos;

- Associação dos elementos concretos com a sua matéria prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário