segunda-feira, 3 de maio de 2010

A nova relação com o saber de Pierre Lévy


O texto traz uma concepção no qual a formação da cybercultura deve apoiar-se numa analise previa da mutação contemporânea da relação com o saber. Fazendo uma analise, o autor denomina três constatações a esse respeito: a primeira se retrata nas competências adquiridas por uma pessoa, a segunda diz respeito à nova natureza do trabalho e a ultima é o cyberespaço, local onde ocorre o suporte das tecnologias intelectuais que vai ampliar, expor e alteras muitas das funções cognitivas dos seres humanos. No qual vai fornecer novas formas de acesso dos materiais, ocorrendo uma maior divulgação de hipertexto, aumento da caça de informação, no qual vão obter uma ampla resposta, dentre outros que vai incrementar o potencial de inteligência coletiva dos grupos humanos.

Podemos ainda verificar a idéia de que devemos construir um novo espaço de conhecimento, novos modelos do espaço do conhecimento. O conhecimento, aquilo que deve ser aprendido, não pode mais ser planejado, nem precisamente definido de maneira antecipada. O texto propõem duas mudanças na educação e na formação: a primeira é a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e a distancia, a segunda reforma envolve o reconhecimento do aprendido, no qual as ferramentas do cyberespaço vão oferecer uma forma de organizar a comunicação entre empregadores, indivíduos e recursos de aprendizagem de todas as ordens.

“O principal é a mudança qualitativa nos processos de ensino aprendizagem”. Com isso, deve-se então ocorrer à atualização continua tantos nos saberes disciplinares quanto nas competências pedagógicas.

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