segunda-feira, 17 de maio de 2010

Resenha do texto de SILVA, Marco: De Anísio Teixeira à Cibercultura; Desafio para a formação de Ontem, Hoje e amanhã.

O texto mostra a preocupação de Anísio Teixeira sobre a formação dos professores para os dias atuais. O que o autor tenta trazer ao texto é que a educação não pode ocorrer de maneira alheia à revolução cientifica, as novas tecnologias e os meios de comunicação de massa, a formação do amanhã deve ter como objetivo romper com o tradicional.

Com isso os professores, que ainda não estão preparados para lidar com a televisão, o radio, a imprensa e o cinema como forma de cultura e acesso ao saber ainda terá que lidar com a internet, que é uma ferramenta mais complexa, para uma melhor forma de aprendizado. O que automaticamente, faz uma critica ao perfil clássico do professor onde segundo o texto, esse perfil estaria em crise deixando “o antigo poder de guardião e transmissor do saber, passando a ser apenas um contribuente para a formação do aluno”.

Com isso vemos a Pedagogia da Transmissão que segundo o texto, pouco se fez para superar a sua prevalência, e ainda pode-se dizer que o resultado dessa pratica é hoje é uma sala de aula cada vez mais sem atrativos, os alunos cada vez mais desinteressados o que vai resultar na evasão escolar.

O que pude identificar é que tanto Anísio Teixeira e a Prof. Bonilla tem como um ponto em comum a implantação das novas tecnologias na sala de aula como um atrativo para os alunos, uma melhor forma de passar o conhecimento de forma mais satisfatória e como maior relação a sua realidade.

O texto traz ainda a idéia de que Cibercultura quer dizer o conjunto de mudanças: Mudança na tecnologia informática, Mudança na esfera social e Mudança no cenário comunicacional.

O que pude concluir no texto é que é preciso, através do nosso contexto cibercultural, que ocorra um efetivo avanço em qualidade e ousadia na formação dos mestres de hoje e de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário